5 segredos para torná-lo um triatleta melhor
Treino de triatlo

5 segredos para torná-lo um triatleta melhor

Técnicas e truques garantidos para melhorar seu desempenho no triatlo - experimente qualquer um desses cinco para obter muito mais do que ganhos marginais.

Técnicas e truques garantidos para melhorar seu desempenho no triatlo - experimente qualquer um desses cinco para obter muito mais do que ganhos marginais.

Técnicas e truques garantidos para melhorar seu desempenho no triatlo - experimente qualquer um desses cinco para obter muito mais do que ganhos marginais.

Acertar no triatlo não envolve apenas velocidade pura em cada uma das três disciplinas. Para realmente se separar da competição, dê a si mesmo uma vantagem ao dominar esses cinco segredos do triatlo.

1. Bicicleta configurada

Uma das coisas mais básicas que você pode fazer para melhorar seu desempenho no triatlo, o que também costuma lhe dar os maiores ganhos, é melhorar a posição da bicicleta e otimizar o equipamento. Uma ótima posição para a bicicleta permitirá que você posicione seu corpo para colocar o máximo de força possível nos pedais e, ao mesmo tempo, permanecer o mais aerodinâmico possível.

É difícil porque por um tempo pode não ser a posição mais confortável para você e pode demorar um pouco para se acostumar. Mas, na verdade, não está lhe custando mais energia para mudar e o tempo que você dedica a isso lhe trará grandes retornos no desempenho. Pense em quanto tempo você terá que investir em sua corrida para melhorar seus 10k em dois minutos, e considere o fato de que você poderia diminuir esse tempo de forma muito mais fácil e rápida com uma posição melhorada da bicicleta.

2. Ritmo

Ser capaz de controlar o ritmo de sua corrida corretamente para maximizar seu desempenho não é segredo. Todos nós sabemos que você vai acabar mais rápido no longo prazo, mas é comum que as pessoas ainda estraguem tudo. Um pouco rápido demais no início de uma corrida pode tornar-se muito mais lento no final da corrida, então siga seu plano e seja paciente.

Quando você começa a entrar no triatlo de média-longa distância, isso se torna ainda mais importante. Você tem que ter um plano porque é muito provável que os números que você está produzindo sejam muito altos, o que significa que é apenas uma questão de tempo até que você não consiga mais segurar o ritmo.

Também está dentro das regras pedalar 10 metros atrás da pessoa da frente, então tente pregar nessa distância porque 10 metros ainda dá uma boa resistência para uma corrida mais rápida.

Dito isso, também vale a pena levar em consideração se vale a pena desviar um pouco do seu plano para ficar com outro atleta e permanecer na corrida. Isso pode ser uma vantagem psicológica, pois você pode afastar o atleta da frente e ser arrastado para um desempenho mais rápido do que seria capaz sozinho. Mas também está dentro das regras pedalar 10 metros atrás da pessoa da frente, então tente pregar nessa distância porque 10 metros ainda dá uma boa resistência para uma corrida mais rápida.

3. Trabalho de ginástica

O trabalho no ginásio é frequentemente esquecido pelos triatletas. Eles acham que, se o sistema cardiovascular não está funcionando, não estão melhorando. Eles não poderiam estar mais errados!

Um bom programa de ginástica sólido pode realmente melhorar você como atleta. Você tem a perspectiva de prevenção de lesões porque, se for capaz de evitar lesões durante o trabalho na academia, isso o tornará um triatleta melhor, pois será mais consistente.

Depois, há a perspectiva de desempenho. Ser capaz de permanecer estável sob fadiga em todas as três disciplinas aumentará a eficiência e permitirá que você permaneça mais forte por mais tempo.

Acabei de receber um alerta de uma viagem recente a um analista de desempenho da Bélgica, onde eles ficaram mais impressionados com meus números, mas disseram que minha "técnica fez seus olhos doerem!" Dê muito mais treinamento de estabilidade e coordenação na academia para permanecer mais sólido na moto.

4. Elaboração e posicionamento na natação

Todos nós sabemos que desenhar na bicicleta o ajudará a economizar bastante energia, mas você sabia que é uma história muito semelhante na água também? Na linha de largada, leve algum tempo para descobrir o melhor lugar para começar.

Desenhar na bicicleta ajudará você a economizar muita energia, mas você sabia que é uma história muito semelhante na água também?

Escolha primeiro a linha mais curta até a primeira bóia, levando em consideração as correntes que possam estar presentes e depois encontre um atleta um pouco mais rápido que você e não saia dele. Nade apenas para o lado deles ou diretamente em seus pés, mas fique longe o suficiente para não tocá-los ou atrapalhar sua corrida, porque isso vai incomodá-los e atrasar vocês dois.

Se você conseguir fazer isso direito, pode economizar até quatro segundos a cada 100 metros. Vale a pena praticar isso na piscina durante o treinamento, e você pode fazer isso em sessões de seleção movimentadas empurrando a parede logo atrás da pessoa na frente.

5. Domine suas transições

Se você puder, sempre vale a pena pegar esses pedacinhos de velocidade livre ao longo do caminho sempre que puder para se tornar um triatleta mais rápido. As duas transições são uma parte significativa de um triatlo e outro lugar onde você pode facilmente fazer um minuto ou mais aqui e ali. Tente aprender a tirar a roupa de neoprene e colocá-la ao redor da cintura quando chegar à bicicleta.

Se você for bom nisso, poderá tirar a roupa de neoprene completamente e colocar o capacete em sete segundos. Seus tênis de bicicleta já devem estar em sua bicicleta, então você só ficará parado no T1 por 10 segundos e não é preciso muito talento para conseguir fazer isso!

Na segunda transição, deixe seus sapatos na bicicleta para que você possa correr corretamente com os pés descalços e sempre use cordões elásticos em seus sapatos. Isso vai lhe poupar muito tempo porque leva muito tempo para amarrar o cadarço com pressa!