Como melhorar sua técnica de pedal
Ciclismo de triatlo

Como melhorar sua técnica de pedal

Dicas para uma técnica de pedalada eficiente para triatletas.

Dicas para uma técnica de pedalada eficiente para triatletas.

Técnica de pedalada eficiente para triatletas

Realmente existe muito mais no ciclismo do que parece, especialmente quando você olha pelos olhos de alguém que não conhece bem o esporte. É um esporte em que se você está disposto a investir muito, pode ficar muito forte, mas também tem que combinar isso com fazer bem todas as pequenas coisas que somam e contribuem para o seu desempenho.

Técnica de pedal

A técnica do pedal é uma daquelas coisas extremamente importante, e ter uma boa mecânica aqui fará de você um ciclista muito melhor e mais eficiente. Em primeiro lugar, e talvez o mais importante de tudo, é a posição do selim.

"Você precisa do selim certo para você, porque se você se sentir desconfortável de alguma forma, isso afetará sua pedalada"

Primeiro, você precisa do selim certo para você, porque se você se sentir desconfortável de alguma forma, isso afetará sua pedalada e se você ficar sentado de maneira estranha também desenvolverá desequilíbrios e lesões. Verifique a altura do selim e também o ajuste anterior. Você não quer se sentir muito esticado e, se estiver sentado muito alto, não será capaz de dirigir o calcanhar com eficácia.

A cadência também é importante e algo que você deve observar constantemente. Um sensor de cadência vem com a maioria dos bons computadores de bicicleta e eles normalmente não são caros. Para mim, o ideal é que você esteja pedalando mais de 90-95 rpm. Isso tira muito da força e da força das pernas quando você empurra uma grande marcha, mas se você estiver girando mais alto, terá muito mais capacidade de ir mais rápido porque está usando mais do condicionamento físico do que da força.

Recentemente, fiz um teste de bicicleta na Bélgica com a minha equipe e produzi um ótimo teste com o qual fiquei muito feliz. No entanto, o professor que ajudou a analisar os dados me disse que para ir mais rápido agora você precisa pedalar em uma cadência mais alta. Ou você precisa ter pernas maiores para passar pelas marchas altas, o que obviamente não é tão bom para sua corrida!

As quatro fases da pedalada

Em termos de mecânica, existem quatro zonas para o curso do pedal. A fase de potência na parte inferior é onde você será o mais poderoso. O pedal deve estar alinhado com o joelho, permitindo que você fique na posição mais forte.

"Se você estivesse olhando para sua postura de frente da bicicleta, seu quadril, joelho e tornozelo deveriam estar alinhados, sem oscilações"

Se você estiver olhando para sua postura de frente para a bicicleta, seu quadril, joelho e tornozelo devem estar alinhados, sem oscilações. Aqui, você usará principalmente os quadríceps, mas também deve usar os isquiotibiais, pois isso estende os quadris, permitindo que você use o grande grupo de músculos. O segredo para fazer isso é abaixar o calcanhar ao chegar ao topo da pedalada.

A segunda fase é uma transição para o nado costas onde você precisa pensar nos ângulos do seu corpo porque você precisa apontar o dedo do pé, em preparação para a 3ª fase. O movimento é muito semelhante à sensação que você teria se estivesse raspando a lama da sola do sapato.

A 3ª fase não é tanto sobre puxar o pé para cima, embora essa seja talvez a sensação. A coisa a lembrar aqui é que nesta fase você perderá força se não estiver em uma posição particularmente forte. Sua outra perna está fazendo a maior parte do trabalho aqui e se trata mais de tirar o pé do caminho o mais rápido possível e não adicionar mais resistência à fase descendente da outra perna. Você pode praticar isso com exercícios de perna única no turbo trainer ou em uma estrada silenciosa.

Ao entrar na fase final da fase de nado costas, pense em iniciar a fase descendente mais cedo, empurrando o joelho para a frente em direção ao guidão e nivelando o pé. Isso definitivamente ajudará.