Preparação mental para o triatlo
Treino de triatlo

Preparação mental para o triatlo

A preparação mental é uma parte frequentemente esquecida do triatlo. Will Clarke fornece algumas dicas sobre como utilizar algumas das técnicas que ele aprendeu.

A preparação mental é uma parte frequentemente esquecida do triatlo. Will Clarke fornece algumas dicas sobre como utilizar algumas das técnicas que ele aprendeu.

A preparação mental é uma parte frequentemente esquecida do triatlo. Will Clarke fornece algumas dicas sobre como utilizar algumas das técnicas que aprendeu durante seus anos no triatlo.

A psicologia do esporte e a preparação mental são negligenciadas por uma grande porcentagem das pessoas envolvidas no triathlon e nos esportes em geral. Acho que a maioria das pessoas descartaria isso, procurando maneiras melhores de usar seu tempo, como, por exemplo, treinar o suficiente em primeiro lugar para fazer um bom trabalho no dia da corrida.

Eu concordo com isso até certo ponto, o treinamento deve ser o foco principal, mas como um cliente regular de um psicólogo esportivo realmente bom da Bélgica, meus olhos foram abertos ainda mais do que antes e eu diria que a maioria das pessoas não entendo os benefícios que a preparação mental pode lhe dar.

A maioria das pessoas não entende os benefícios que a preparação mental pode trazer a você.-Will Clarke

O triatlo é um esporte complicado. Estou no esporte há tantos anos e a quantidade de pessoas muito talentosas com quem treinei ao longo dos anos que chegam ao dia da corrida e não entregam é louca. A maneira certa de fazer isso, é claro, é se exceder nas corridas, e não o contrário. Ainda não sou um especialista, mas compartilharei algumas das estratégias que utilizo e que funcionaram para mim.

Construir uma estrutura

Para entrar em uma corrida, tenha uma estrutura montada com tudo planejado no papel. O que você precisa embalar, a programação para o fim de semana com horários incluídos, como você deseja que a corrida se desenrole.

Anote seus objetivos e todos os pensamentos que vierem à sua mente e lembre-se, não importa o quão bagunçado seja esse pedaço de papel, ele fará maravilhas por ter tudo planejado em sua mente.

Imagens

Gosto de fazer isso na noite antes da minha corrida. Fecho os olhos cerca de uma hora antes de querer ir para a cama, não antes de dormir, porque ou desmaio no sono e não o faço, ou fico excitado pensando na corrida, não estarei capaz de dormir!

Imagine a corrida com o máximo de detalhes possível, concentrando-se mais nas partes que talvez mais estressem você, por exemplo, aquela curva fechada no final de uma descida ou a primeira curva de natação. Dessa forma, você já esteve na sua cabeça antes mesmo de começar a corrida. Mais importante, imagine-se tendo sucesso!

Autoafirmação

Você conhece aqueles atletas que são mega confiantes? Quase arrogante demais? Bem, essa é a atitude que você precisa adquirir, você tem que ser capaz de acreditar em si mesmo se quiser ter sucesso. Portanto, use muita auto-afirmação, palavras-chave e frases.

Seus amigos podem não lhe dar o prazer de usar essas palavras e frases perto de você, mas seu parceiro ou seus pais podem. “Você é forte!”, “Você é tão rápido, lembra de todos aqueles treinos malucos que você fez?”, “Você é bom o suficiente para ganhar isso!” Se você (ou outros) disser o suficiente, você vai acreditar!

Exercitando o lado criativo

Para correr bem, você precisa ser criativo. Para fazer isso, você deve exercitar regularmente o lado criativo do seu cérebro!

Desenhar fotos do que te deixou feliz hoje é a prática perfeita para isso. Portanto, sente-se nas suas semanas de redução e comece a rabiscar! Apenas não o deixe no trabalho, pois seus colegas podem pensar que você perdeu o controle!

Boa sorte e espero que todos superem suas expectativas nas corridas deste ano.

Crédito da foto: Hans Christiansson / Shutterstock.com