Como sobreviver ao seu primeiro triatlo
Triatlo para iniciantes

Como sobreviver ao seu primeiro triatlo

Dicas que todo triatleta iniciante precisa para enfrentar seu primeiro triatlo.

Dicas que todo triatleta iniciante precisa para enfrentar seu primeiro triatlo.

Dicas que todo triatleta iniciante precisa para seu primeiro evento de triatlo.

Preparar-se para o seu primeiro triatlo pode parecer um pouco assustador, mas a boa notícia é que está tudo na preparação. Portanto, analise o quão bem você deseja executar, descubra o que você precisa fazer para alcançá-lo e se prepare para como deseja executar.

Não deixe um problema mecânico estragar o dia

Você pagou a taxa de inscrição, investiu centenas de horas na preparação e terminou todo o trabalho duro. O dia da corrida deve ser a parte fácil e sua hora de brilhar, então limite as chances de uma coisa simples como um problema mecânico estragar o dia.

Peça a um mecânico para examinar sua bicicleta e, em particular, certifique-se de que as marchas e os freios estejam ajustados (para reduzir a chance de colisão). Provavelmente, o mais importante é verificar se os pneus estão frescos, porque normalmente é a primeira coisa que o tira do jogo.

Sempre verifique todo o resto, então eu recomendo que você prepare todo o equipamento na noite antes da corrida, para que você saiba que tem tudo o que precisa e que funciona corretamente. Por exemplo, o zíper da roupa de neoprene está funcionando? Os óculos estalam? Você tem o número certo de sapatos? Seus cadarços estão emaranhados?

Familiarize-se com o curso

É sempre sua responsabilidade saber para onde está indo. Parece simples, mas você nem sempre pode contar com os fiscais e, às vezes, os organizadores deixam de marcar o percurso corretamente. Já fui vítima disso inúmeras vezes, mesmo em grandes corridas. Certifique-se de dirigir ou percorrer o percurso antes da corrida. Para começar, você realmente não quer correr mais do que o necessário e nunca saberá como teria se classificado se permanecesse no curso. É uma maneira fácil de estragar o dia e isso acontece com muita frequência!

Transição configurada

A configuração da transição pode economizar muito tempo. Imagine como você se sentiria se pudesse diminuir o tempo de sua corrida ou natação em dois minutos? Acho que a maioria das pessoas ficaria muito feliz com isso! Bem, a transição faz parte do triatlo. O relógio não para entre as disciplinas e realmente pode economizar alguns minutos ou mais.

Definitivamente, vale a pena praticar essa parte da corrida no treinamento para que, no final das contas, você esteja muito rápido!

Uma maneira de melhorar suas transições é colocar os tênis na bicicleta, presos por elásticos. Seu capacete também deve ser facilmente acessível, com as alças voltadas para fora. Mantenha o seu número de corrida embaixo da roupa de neoprene para não precisar se preocupar com isso e mantenha os tênis abertos para que estejam prontos para pés cansados. Talvez o mais importante, saiba onde está sua bicicleta! Você pode ter que escolher entre 500 a 5.000 bicicletas. Escolha um ponto de referência próximo à sua bicicleta, como uma bandeira, árvore ou poste de luz. Quando você está atordoado e confuso ao sair de um mergulho agitado, em vez de procurar sua bicicleta sem rumo, tudo o que você precisa fazer é localizar esse ponto de referência.

Pace sua corrida

Parece óbvio, mas se você é um iniciante, não terá experiência para se controlar. Eu aconselharia ser conservador ao invés de ambicioso demais, especialmente em uma corrida longa. Muita potência na bicicleta ou no início da corrida voltará a incomodá-lo nos últimos 20% da corrida e você será duplamente lento em comparação com o tempo que ganhou sendo muito forte no início. Tente desenvolver cada disciplina para que você sempre tenha a sensação de que pode seguir em frente.

Também é bom para a confiança porque ninguém gosta de explodir. Lembre-se ... 'bike para show, corra para ganhar dinheiro'! O que significa que você pode exibir tudo o que quiser na moto, mas na maioria das vezes você vencerá na corrida.

Coma o seu caminho para o sucesso

Isso se torna cada vez mais importante à medida que a distância fica cada vez maior. A nutrição é uma das queixas mais populares para não conseguir terminar uma corrida. Como um guia aproximado, eu recomendo tomar uma garrafa de 750ml de isotônico para cada hora na bicicleta e dois géis de energia a cada hora. Participar de uma corrida apenas com água é causar problemas e é provável que você exploda se não estiver se abastecendo de maneira adequada. Pratique tudo o que você faz no treinamento para saber que aguenta o que está usando. Quanto mais 'profissional' você obtém, mais você usa produtos como tabletes de sal, suco de beterraba e géis de cafeína.

Aproveite

Lembre-se das razões pelas quais você entrou no triátlon em primeiro lugar, sejam elas quais forem. Sorria, dê uma estrela ou dê mais cinco a todos quando cruzar a linha de chegada e lembre-se de retribuir às pessoas que o apoiaram!