Termos do pólo aquático explicados
Pólo aquático

Termos do pólo aquático explicados

De Eggbeater a Wet Throw, verifique estes termos estranhos de pólo aquático que você precisa saber antes de começar.

De Eggbeater a Wet Throw, verifique estes termos estranhos de pólo aquático que você precisa saber antes de começar.

De Eggbeater a Wet Throw, verifique estes termos estranhos de pólo aquático que você precisa antes de começar a jogar.

O pólo aquático pode parecer um jogo confuso para o iniciante com seus muitos termos e frases estranhos, mas com este guia você se tornará um especialista rapidamente.

Vantagem: uma regra que permite ao árbitro continuar jogando, mesmo que uma falta tenha sido cometida, se a continuação do jogo for benéfica para a equipe que sofreu a falta de um jogador.

Bola abaixo: uma falta assinalada a um jogador que leva a bola debaixo d'água quando um adversário está tentando bloqueá-la.

Brutalidade: jogo perigosamente violento, como acotovelar ou socar um oponente.

Arremesso de canto: um arremesso usado para reiniciar o jogo se um defensor tocou a bola por último antes que ela ultrapassasse a linha de gol.

Passe seco: um passe feito para que o recebedor possa pegá-lo antes que ele atinja a água.

Batedor de ovos: o chute com a perna usado para pisar na água e levantar os jogadores verticalmente para fora da água.

Lance livre: método de reiniciar o jogo após a bola cruzar a linha lateral ou após qualquer falta que não acarrete um tiro de pênalti.

Lançamento de gol: lançamento do goleiro do pólo aquático utilizado para reiniciar o jogo se um jogador atacante foi o último a tocar na bola antes que esta saísse de jogo sobre a linha do gol.

Falta grave : falta grave o suficiente para que o jogador infrator seja enviado para a área de exclusão. Também conhecida como falta de exclusão.

Lançamento neutro: um lançamento de reinício por um árbitro que dá a cada equipe uma chance igual de alcançar a bola. Isso é usado após uma paralisação em que nenhuma das equipes era a única culpada.

Falta comum: falta cometida por um jogador que, na maioria dos casos, leva o árbitro a conceder a posse de bola à equipe adversária.

Falta de pênalti: uma falta cometida por um jogador defensor dentro de sua área de 5m que é julgada por ter impedido um gol de ser marcado. Isso leva a um lance de pênalti.

Lançamento de pênalti: lançamento da linha de 5m por um membro da equipe atacante - que só pode ser defendido pelo goleiro - após uma falta de pênalti contra um zagueiro.

Stalling: refere-se à falha de uma equipe em atirar em 30 segundos. Isso leva a uma falta comum sendo marcada para a equipe adversária.

Swim-off: uma corrida pela bola no centro do campo de jogo para iniciar cada período.

Passe molhado: um passe de um jogador de pólo aquático para outro, mas projetado para pousar na água primeiro.