As regras do Racketball
Racketball

As regras do Racketball

Como em qualquer esporte, é importante conhecer as regras da raquete antes de entrar na quadra.

Como em qualquer esporte, é importante conhecer as regras da raquete antes de entrar na quadra.

Como em qualquer esporte, é importante conhecer as regras antes de entrar na quadra de raquete.

Aqui está o nosso guia com as regras básicas, que lhe darão uma boa compreensão do jogo antes de começar. Se você está familiarizado com squash ou handebol, então deve ser capaz de aprender facilmente as regras do esporte.

Regras gerais da raquete

  • O jogo é disputado por dois ou quatro jogadores.
  • A quadra é retangular, mede 32 pés x 21 pés e é fechada em todos os quatro lados.
  • O objetivo do jogo é acertar a bola de forma que o oponente não possa alcançá-la antes que ela quique duas vezes. Os jogadores batem na bola alternadamente.

Servindo em uma partida de raquete

O direito de sacar primeiro é geralmente decidido pelo giro de uma raquete ou moeda. O sacador continua a sacar até perder um ponto, após o qual o sacador passa para os oponentes.

Para sacar, a bola deve ser largada no chão e então batida diretamente na parede frontal entre o tabuleiro / lata e a linha fora da quadra sem quicar. Ela deve (a menos que o adversário voleie a bola em troca) cair no chão na parte de trás da quadra oposta à área do sacador.

Se o sacador falha em uma falha, ele pode sacar novamente - mas duas falhas consecutivas significam que o sacador perde o ponto e seu saque.

Os servidores podem ser chamados de falhas nos seguintes casos:

  • Quando o servidor deixa de ter pelo menos um pé em contato com o chão dentro da caixa de serviço. Isso é uma 'falha de pé'.
  • Quando a bola toca a parede traseira antes de tocar o chão. No entanto, é normal que a bola toque uma das paredes laterais antes de tocar o chão.
  • Quando a bola não chega ao lado correto da quadra.
  • Quando a bola não quica no chão antes de sacar.
  • Quando a bola é servida no tabuleiro / lata ou abaixo dele.
  • Quando a bola é sacada contra qualquer parte da quadra que não seja a parede frontal.

Retornando na raquete

Após um bom saque, os jogadores devem devolver a bola alternadamente até que um deles não faça um bom retorno. Um retorno é bom se o jogador a atinge contra a parede frontal antes que ela salte duas vezes. A bola pode ser rebatida diretamente na parede frontal ou rebatida na parede frontal através das outras paredes.

Como os pontos são marcados

Os pontos podem ser marcados por qualquer jogador, independentemente de quem está servindo. Quando o servidor ganha um ponto, ele mantém o serviço. Quando o sacador serve uma falta ou falha em fazer um bom retorno, o oponente ganha o ponto e se torna o sacador.

Um jogador pode ganhar um ponto de várias maneiras, incluindo as seguintes:

  • Quando o adversário não consegue devolver a bola antes que ela salte duas vezes.
  • Quando a bola é jogada fora de campo pelo adversário.
  • Quando a bola toca o jogador adversário ou qualquer coisa vestida pelo jogador adversário.
  • Quando o jogador adversário 'bate duas vezes' na bola.

Vencendo uma partida de raquete

As partidas geralmente consistem em três ou cinco jogos, com o vencedor sendo o primeiro a vencer dois ou três jogos, respectivamente. O vencedor de um jogo é o primeiro jogador a atingir 11 pontos. Se o placar em um jogo estiver empatado em 10-10, o jogador deve vencer por dois pontos claros.

Regras de duplas na raquete

As regras de partidas de duplas são praticamente as mesmas que as de simples, com exceção do seguinte:

  • Os lados têm dois jogadores cada.
  • Cada lado nomeia seu servidor para a totalidade de um jogo específico durante uma partida, com o jogador alternativo servindo no jogo seguinte.
  • No início de cada jogo, cada lado designa um de seus jogadores para receber o serviço na área de serviço à direita e o outro para receber o serviço na área de serviço à esquerda.
  • Durante um ponto, os jogadores devem golpear a bola em rotação para que a ordem do golpe seja: o sacador, o recebedor, o parceiro do servidor, o parceiro do recebedor. Os jogadores devem continuar a bater na bola nesta ordem até que o ponto seja ganho ou perdido.