Principais dicas para seu primeiro triatlo de sprint
Dicas e táticas de corrida

Principais dicas para seu primeiro triatlo de sprint

Como se preparar para um triatlo sprint quando for sua primeira corrida.

Como se preparar para um triatlo sprint quando for sua primeira corrida.

Como se preparar para um triatlo sprint quando for sua primeira corrida.

Não importa a distância que você esteja assumindo, o triathlon é principalmente sobre a preparação que você faz de antemão, então comece construindo seu treinamento lentamente. Todo mundo vai começar em diferentes fases, obviamente. Não importa onde você esteja agora, porque o importante é que você avance lenta e firmemente enquanto se aproxima de um pico.

Estruturar seu treinamento

Tente fazer duas semanas de milhagem maior antes de tirar uma semana de milhagem menor para se recuperar. Em seguida, avance no mesmo padrão novamente, mas desta vez tente aumentar a quilometragem ainda mais nas primeiras duas semanas.

Normalmente é bom ter mais de 50 por cento do treinamento na bicicleta, cerca de 25 por cento correndo e 25 por cento nadando.

Normalmente é bom ter mais de 50 por cento do treinamento na bicicleta, cerca de 25 por cento correndo e 25 por cento nadando. Se você é um iniciante, é improvável que você possa fazer o suficiente para treinar completamente demais, então, basicamente, quanto mais você puder fazer, mais rápido você será.

Apenas certifique-se de focar na técnica e oito semanas antes da corrida inclua sessões que o farão mais rápido! Isso significa sessões de trilha, corridas de tempo, provas de tempo e assim por diante. Eu sempre aconselharia entrar em um Clube de Triatlo, pois eles são sempre muito flexíveis e você aprenderá muito apenas por estar perto de pessoas experientes.

Equipamento essencial para triatlo

Os triatletas adoram um equipamento novo e você pode honestamente gastar o que quiser em bicicletas, conjuntos de engrenagens, roupas de neoprene, rodas, etc. Você definitivamente não precisa ter tudo para montar uma boa corrida (embora isso ajude), mas você terá muito mais satisfação ao vencer um atleta que tem tudo! MAS existem algumas peças simples e essenciais do kit que irão tornar sua vida muito mais fácil no dia da corrida.

Tri Suit - É um all in, então você nada, anda de bicicleta, corre e seca na hora. É rápido e você não precisa mudar.

Laços elásticos - você calça os sapatos, eles são justos e confortáveis ​​e você não precisa se preocupar em perder muito tempo amarrando os cadarços

Wetsuit - É muito mais rápido do que a sua pele, especialmente se estiver frio. Para a maioria dos triatlos nos países mais frios, você não conseguirá começar sem um.

Bicicleta - Quero dizer, idealmente, você deve comprar uma bicicleta de estrada e, melhor ainda, uma bicicleta de contra-relógio. Claro que você pode usar sua velha mountain bike enferrujada se quiser, mas garanto que será bem lenta e você perderá muito tempo!

Táticas de corrida

Não vou entrar muito no fato de que você precisa controlar seus esforços, porque se você fez algum treinamento para o evento, você terá uma boa noção do esforço que pode administrar. Um Sprint Triathlon não é tão longo que você tenha problemas com nutrição ou desidratação, mas eu aconselho que você aproveite todas as oportunidades para 'velocidade livre' que aparecerem no seu caminho. Com isso quero dizer qualquer coisa que o torne mais rápido sem usar nenhum esforço extra.

Rascunho

Expulse alguém mais rápido do que você na natação. Nade ao lado dele ou diretamente atrás dele e sinta-se sendo rebocado em um ritmo mais rápido. Se você fizer isso, é importante olhar para onde está indo, olhando para cima de vez em quando!

Velocidade de transição

Seja rápido na transição. Esta é realmente uma oportunidade de ganhar muito tempo e é uma grande parte da corrida. Costumava fazer uma transição na rua onde moro!

Você também pode praticar em casa, tirando a roupa de neoprene e ao mesmo tempo colocando o capacete e pulando na bicicleta enquanto corre, antes de calçar os tênis (com cadarços elásticos). Dica de topo: super cole a sola interna do sapato para que não dobre quando seus pés estiverem encharcados.

Aerodinâmica

A aerodinâmica é muito importante no ciclismo. Tente andar o mais baixo que puder confortavelmente. No mínimo, dobre os cotovelos em 90 graus, em vez de sentar-se como um carteiro. Melhor ainda, ficar o máximo que puder em seus aerobares. Esta será possivelmente a maior economia de tempo em sua corrida.

Ponha-se no ritmo

O ritmo da sua corrida o ajudará a longo prazo. Execute a segunda transição em um ritmo viável para você e tente construí-la para que sua última metade seja tão forte quanto a primeira. Coma e beba se sentir que precisa.

Seu primeiro triatlo pode parecer um pouco assustador, mas relaxe, ele foi feito para ser divertido e em cada corrida há sempre uma ampla gama de habilidades. Talvez o aspecto mais assustador disso seja a natação em águas abertas.

Meu conselho é relaxar e apenas fazer o que você sabe. Comece perto de pessoas com habilidades semelhantes ou na lateral do campo, em vez de bem na frente, com armas grandes, e mantenha-se afastado dos outros nadadores se ficar nervoso.

Pode ficar lotado nos primeiros 100m se você começar no meio dele, mas isso vai passar e sempre há canoístas por aí para ajudá-lo. Boa sorte!