Jazz Dance For Fitness
Estilos de dança

Jazz Dance For Fitness

A dança jazz é um treino divertido que ajuda a ganhar força e promove a flexibilidade, entre outras coisas - aqui está o nosso guia de dança jazz para preparação física.

A dança jazz é um treino divertido que ajuda a ganhar força e promove a flexibilidade, entre outras coisas - aqui está o nosso guia de dança jazz para preparação física.

A dança jazz é um treino divertido que ajuda a ganhar força e promove a flexibilidade, entre outras coisas - aqui está o nosso guia de dança jazz para preparação física.

Introdução à dança jazz

A dança jazz oferece um estilo de exercício improvisado e enérgico que permite aos participantes se expressarem fisicamente por meio de uma variedade de rotinas. A dança do jazz surgiu no início do século XX, em cidades do sul dos Estados Unidos como Nova Orleans e St. Louis, e desde então se tornou um fenômeno global.

Com movimentos fluidos semelhantes ao balé, os dançarinos de jazz combinam curvas fechadas, grandes saltos e movimentos rápidos dos pés em um show de flexibilidade e graça. Os artistas interpretam a música de sopro que acompanha para produzir passos e reviravoltas em sua própria maneira única. As rotinas de dança jazz baseiam-se no 'controle central', onde todos os movimentos partem do centro do corpo para manter o equilíbrio durante as manobras difíceis.

Benefícios de fitness

  • Aumenta a força muscular - Com seus saltos altos e passos ágeis definidos para arranjos musicais frenéticos, a dança de jazz é ótima para desenvolver a força muscular - especialmente na parte inferior do corpo. A força explosiva é necessária para saltos e giros e, como resultado, os músculos da panturrilha e quadríceps do executante logo se acumulam.

  • Desenvolve postura e graça - Se você abre caminho desajeitadamente no dia-a-dia, a dança de jazz pode muito bem ser a atividade para ajudá-lo a se mover mais rápido. Desenvolvendo equilíbrio e graça com seus movimentos leves e passos rápidos como um raio, você estará na ponta dos pés para um melhor equilíbrio em nenhum momento.

  • Aumenta os níveis de concentração - Se você sonhar acordado ao cair de um chapéu, olhando pela janela do trabalho pensando em praias tropicais, a dança do jazz pode ajudá-lo a melhorar sua concentração. Exigindo grandes graus de autodisciplina e poder de memória, as rotinas de jazz combinam uma série de etapas e voltas complexas.

  • Promove melhor flexibilidade nos braços e mãos - Ao contrário de muitos estilos de dança, a dança jazz requer boa flexibilidade nos braços e nas mãos, com uma variedade de expressões - incluindo a famosa pose de 'mãos de jazz' - decorrentes de movimentos livres. Essa flexibilidade logo chegará a você com a prática regular de jazz.

Estilos de dança jazz

Embora a dança de jazz possa conter aspectos de balé, hip-hop e dança latino-americana, é formada principalmente por um trio de elementos-chave, incluindo:

  • Improvisação - A dança jazz difere de muitas danças tradicionais no sentido de que promove a liberdade de expressão e a individualidade. Embora ancorados por certos passos básicos, os dançarinos de jazz são livres para improvisar em suas rotinas e expressar suas emoções no tempo com a música que os acompanha. Este é certamente um estilo de dança para o pensador criativo.

  • Conexão musical - Com suas raízes na improvisação, a dança jazz requer uma conexão musical entre o intérprete e a música que a acompanha antes de realmente florescer. Sem esse vínculo, o dançarino pode lutar para se expressar fisicamente em sintonia com a música. A escolha da música jazz dance é, portanto, essencial para fazer o dançarino se mover de uma maneira elegante.

  • Ad libbing e sincopação - a dança jazz requer uma urgência e uma emoção que faltam em outros estilos de dança. Exige mudanças repentinas de ritmo e movimento do executante e, portanto, requer concentração e flexibilidade leve.

  • Aumento do dedo do pé e saltos divididos do straddle - Esses são movimentos populares que muitos dançarinos de jazz iniciantes trabalham para realizar. A 'subida do dedo do pé' faz com que o dançarino fique em pé - depois de se ajoelhar - usando apenas a ponta dos pés para apoiá-lo. Desnecessário dizer que a mudança requer bastante prática. Em contraste, um 'salto de pernas abertas' vê o dançarino dar uma corrida curta antes de pular alto no ar e abrir as pernas o máximo possível antes de pousar com segurança.

O que esperar de sua primeira aula

As aulas de jazz podem abranger uma variedade de rotinas energéticas definidas para diferentes gêneros musicais. Com a trilha sonora potencialmente cobrindo tudo, desde sucessos de jazz saltitantes até hip-hop e R 'n' B, você certamente desfrutará de uma série de exercícios diversos. As aulas geralmente começam com um aquecimento corporal holístico antes que os iniciantes aprendam os passos básicos e se transforma em um ambiente amigável e de apoio. Esteja pronto para desfrutar de uma sessão ativa, que pode levá-lo a pular e se arrastar mais rápido do que você jamais poderia imaginar. A criatividade também é incentivada - portanto, esteja preparado para improvisar.

Principais dicas de dança de jazz

Embora a dança do jazz tenha semelhanças com o mundo do balé, não deixe que isso o desencoraje. Mesmo que sua única outra experiência de dança tenha sido há vinte anos, dançando na discoteca do salão do vilarejo, a dança jazz é um estilo de exercício divertido e acessível. Não desanime depois de ver algumas de suas manobras mais complicadas.

Antes de sair correndo e comprar um par de sapatos de jazz, peça conselhos profissionais de seu professor. Alguns instrutores têm preferências diferentes, então reserve um tempo para verificar com eles antes de comprar seu próprio par.