Força mental nos esportes
Envolvendo-se no esporte

Força mental nos esportes

Quer obter essa vantagem mental? Considere nossas principais dicas para construir e usar sua força mental.

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Quando se trata de esportes, ter força mental é quase tão importante para os jogadores quanto a boa forma física. A pressão pode atingir as melhores estrelas do esporte e o treinamento mental é, portanto, uma habilidade vital a se possuir. “Quando as coisas ficam difíceis, é difícil começar” é uma maneira de dizer isso. Ou, como disse um psicólogo do esporte, resistência mental é "a capacidade de realizar consistentemente a faixa superior de seu talento e habilidade, independentemente das circunstâncias competitivas"

Com a psicologia do esporte um campo de estudo crescente, mais atletas estão procurando melhorar suas habilidades mentais, bem como suas rotinas de exercícios físicos. Aqui, veremos alguns dos grandes casos de colapso mental no esporte e como todos podemos aprender com esses exemplos.

Existe uma linha tênue entre o sucesso esportivo mentalmente forte e o fracasso sob pressão.

"A psicologia do esporte, para simplificar, enfoca os fatores psicológicos associados ao desempenho físico", diz o Dr. John Bartholomew, professor associado do Departamento de Cinesiologia e Educação em Saúde.

O esporte mundial está repleto de exemplos de pessoas que chegaram tão perto da glória, mas desmaiaram mentalmente no momento final. Aqui, mostramos alguns dos momentos esportivos mais famosos em que a pressão mental se provou excessiva e apresentamos a visão de especialistas, além de algumas dicas importantes para ajudá-lo com seu jogo mental.

Percalços esportivos de última hora

O jogador de golfe Jean Van de Velde provou ser outro bom esportista derrotado por um acidente de última hora. O francês estava a caminho de uma vitória surpresa no British Open de 1999 em Carnoustie, na Escócia, precisando apenas de um duplo bogey para vencer o campeonato. Ele havia feito birdie no buraco 18 nas duas rodadas anteriores, mas o desastre era iminente.

Van de Velde deu uma primeira tacada horrível, escapando por pouco da água. As coisas logo pioraram quando o jogador de golfe deu um chute em direção ao green, que acabou acertando a arquibancada e atirando para trás 50 metros. Este catálogo repentino de erros foi concluído com um terceiro tiro cansado que se enroscou no terreno irregular e voou de volta para a água. Cue Van de Velde tirou os sapatos e as meias para tentar escapar dos problemas. O francês acabou conseguindo colocar um triplo bogey sete, mas, depois de estar três vezes à frente, perdeu um playoff de três vias para Paul Lawrie.

A linha entre a glória esportiva e a notoriedade é incrivelmente tênue e a margem de erro diminui a cada ano. Para cada gigante do esporte, segurando a coragem para encenar um retorno notável, existe outra história de autodestruição psicológica. Até mesmo concorrentes altamente focados caíram em conflito com pressões indesejadas. Steve Davis perdeu a final do Campeonato Mundial de Snooker de 1985 para Dennis Taylor na bola preta do último quadro, após vencer inicialmente por 8-0. Isso apesar de ele permanecer focado o suficiente para ganhar outros seis títulos. Da mesma forma, o colapso impressionante de Jana Novotna na final de Wimbledon de 1993 - depois de vencer facilmente por 2 a 1 contra Steffi Graf - foi tão doloroso que a levou a chorar no ombro da duquesa de Kent durante a cerimônia de entrega do prêmio.

Psicologia do esporte

Com os riscos para a glória esportiva em alta e o crescente escrutínio da mídia, felizmente a ajuda está à mão para as estrelas do esporte que estão sentindo a pressão. A psicologia do esporte é uma ciência em desenvolvimento que dá aos competidores suporte mental e emocional para lidar com aspectos de seu desempenho físico, incluindo coisas como autoconfiança, concentração e como lidar com a pressão. O papel do psicólogo do esporte é aumentar a confiança do atleta, bem como melhorar sua resistência mental por longos períodos de concentração.

Uma pesquisa sobre disputas de pênaltis feita pelo psicólogo holandês Geir Jordet revelou que a pressão esportiva aumenta à medida que a competição dura. Sua pesquisa recomendou que os jogadores só podem superar seus medos de fracasso ensaiando toda a sua rotina com antecedência, compondo seus pensamentos antes de cada chute.

A psicóloga Rachel Foxwell, baseada no Reino Unido, concorda com a análise de Jordet, de que a pressão crescente aumenta os nervos e diminui a confiança dos jogadores. Ela acredita que isso pode ser aplicado a outros esportes além do futebol.

“A psicologia do esporte é uma tendência crescente que visa fazer os jogadores lutarem contra a pressão de seu jogo e não engarrafá-la por serem afetados pelo barulho da multidão ou mesmo pelo tamanho de um competidor imponente”, diz ela. 'A habilidade de superar o medo do fracasso pode definitivamente ser ensinada por meio da psicologia; requer apenas muita força mental.

'Os jogadores precisam aprender a se concentrar em seu objetivo, executando cada chute ou chute de cada vez e removendo a multidão e o cansaço de seus pensamentos. Eu acredito que isso pode ser ensinado por meio da psicologia do esporte. '

Paul Dent, um psicólogo esportivo residente em Londres que já trabalhou com jogadores do time de hóquei britânico, concorda com a necessidade de se concentrar no presente.

Ele disse: 'A tarefa é se concentrar no que você está fazendo, ou seja, ter um foco estreito de atenção no aqui e agora - não no fato de que milhões de pessoas estão assistindo (que é um foco amplo de atenção) ou nas implicações de faltando (o futuro).

'Força mental é a capacidade de fazer o que foi dito acima nas situações mais difíceis e vem da experiência.'

Andy Scott, um empresário da Califórnia, conquistou o prêmio de ouro por uma conclusão abaixo de nove horas da trilha de bicicleta mais difícil do Colorado. Melhor ainda, ele escalou a montanha mais alta da Califórnia, o monte Tyndall de 14.000 pés (aproximadamente 4.267 m).

Ele diz que são os pensamentos de sua família e a preparação prévia que lhe permite ter sucesso em condições de altitudes extremas. Ele também aponta que saber que seu cérebro vai começar a dizer que você está cansado e que deseja desistir é o primeiro obstáculo, mas uma vez que você supere isso, pode atingir um estado de fluxo onde está totalmente concentrado no momento presente, pensando em nada mais, seu corpo atinge sua produção máxima. Se você conseguir superar a reação inicial de medo, estará em um caminho garantido para o sucesso.