Dicas para o sucesso da bicicleta no dia da corrida de triatlo
Dicas e táticas de corrida

Dicas para o sucesso da bicicleta no dia da corrida de triatlo

Aprenda a melhor forma de pilotar um contra-relógio em seu triatlo, buscando uma estratégia equilibrada para garantir que você termine com força.

Aprenda a melhor forma de pilotar um contra-relógio em seu triatlo, buscando uma estratégia equilibrada para garantir que você termine com força.

Aprenda a melhor forma de pilotar um contra-relógio em seu triatlo, visando uma estratégia de ritmo uniforme para garantir que você termine com rapidez e força.

Não importa o que os outros digam, a maneira mais rápida e (menos dolorosa) de pilotar um contra-relógio é sempre em um ritmo uniforme. A pior coisa que você pode fazer é sair muito forte, perder a força nas pernas e perceber dolorosamente, durante a segunda metade da perna da bicicleta, que suas pernas estão tão mortas que você não consegue mais empurrar a marcha.

A melhor coisa a fazer é tentar uma divisão negativa na fase da bicicleta, para que a metade traseira seja mais forte do que a primeira metade. Se você fizer isso, deve garantir que você termine rápido e com força.

1. Esforço de juiz nas colinas

Lembre-se de julgar seu esforço nas colinas. É meio fácil aumentar sua força nas colinas e, seja uma tática deliberada ou não, seu esforço aumentará naturalmente para enfrentar o desafio em subidas.

No entanto, em vez de se concentrar em maximizar as colinas, por que não prosseguir na descida ou enfrentar o vento mais tarde? É aqui que você realmente consegue ganhar tempo com as pessoas que o destruíram subindo a colina e agora têm um par de pernas mortas!

2. Concentre-se em uma posição aerodinâmica

Qualquer que seja o nível de atleta que você seja, todos podem se concentrar em se tornar mais aerodinâmicos e este é um dos fatores mais importantes que fazem um bom ciclista. Se você é um atleta experiente, concentre-se em permanecer nas barras do contra-relógio o tempo todo.

Qualquer que seja o seu nível de atleta, todos podem se concentrar em se tornar mais aerodinâmicos ...

Isso envolverá manter a cabeça baixa contra o vento e fazer escolhas inteligentes de equipamentos. Se você for um amador, ainda poderá alterar sua posição para se tornar mais aerodinâmico. Coisas simples como dobrar os cotovelos para abaixar a parte dianteira ou andar sobre as quedas o ajudarão a tirar um tempo da divisão da bicicleta.

3. Rascunho, mas dentro das regras

A menos que seja uma corrida de draft, que não é muito comum para amadores, você não pode simplesmente sentar atrás de alguém durante uma corrida. O draft pode economizar até 30 por cento do seu poder, o que é obviamente uma boa economia, mas a maioria das corridas terá uma zona de draft de 10 metros na qual você não entra a menos que passe por alguém. Ainda assim, isso não o impede de estourar a regra dos 10 metros. Dez metros ainda é bastante perto e você pode obter um bom benefício de desenho desta distância.

A maioria das corridas terá uma zona de draft de 10 metros na qual você não entra a menos que passe por alguém.

Também vale a pena ter em mente que do ponto de vista psicológico também é mais fácil ficar motivado e manter o ritmo fora de alguém da frente se você estiver 10 metros atrás. Se essa distância for maior do que 12m, você perde praticamente todos os benefícios, então tente ficar o mais próximo possível dos 10m, especialmente se estiver competindo com alguém mais forte do que você na moto!

4. Guarde um pouco para a corrida

Provavelmente não é aconselhável pedalar como se fosse apenas uma corrida de bicicleta. A menos que você consiga obter vantagem suficiente para sair correndo com a vitória, ainda terá que guardar algumas pernas para a corrida. No final das contas, o tempo que você ganhará para pedalar apenas um minuto mais rápido você provavelmente perderá na corrida, então é realmente algo que você deve julgar na hora.

Outra dica útil é quando você chega aos últimos quilômetros, troca uma marcha ou duas e gira as pernas, pega um gel de energia e dá às suas pernas um fôlego para o final da corrida. Você vai precisar dessa energia extra!

Crédito da foto - irabel8 / Shutterstock.com