Dicas de natação em águas abertas para triatletas
Natação de triatlo

Dicas de natação em águas abertas para triatletas

Dicas para aperfeiçoar sua natação em águas abertas, identificando as habilidades, o treinamento e o equipamento necessário para a natação de triatlo perfeita.

Dicas para aperfeiçoar sua natação em águas abertas, identificando as habilidades, o treinamento e o equipamento necessário para a natação de triatlo perfeita.

Dicas para aperfeiçoar sua natação em águas abertas, identificando as habilidades, o treinamento e o equipamento necessário para a natação de triatlo perfeita.

Felizmente para mim, meu evento de triatlo quase sempre acontece em águas abertas, porque se estivéssemos correndo em uma piscina todos os dias em pistas diferentes, duvido que seria bom o suficiente para fazer uma carreira no esporte. Natação em águas abertas é algo que veio naturalmente para mim e estou sempre feliz em compartilhar minhas dicas!

1. Diferentes conjuntos de habilidades para natação em águas abertas

Nadar em águas abertas requer um conjunto de habilidades diferente de nadar em uma piscina. A piscina é um ambiente muito controlado com seu comprimento padrão, águas calmas e planas e uma pista para você.

Em águas abertas, você recebe vários fatores diferentes para lidar, e a maior mudança é que você tem centenas de corpos ao seu redor e isso transforma a corrida em algo mais do que apenas preparação física. Você tem que lutar muito por sua posição o tempo todo e tem que se defender de outros atletas na largada e nas balizas. Há momentos em que você deve sentar-se nos pés e nos quadris das pessoas e outras vezes em que é necessário subir com força para ultrapassá-los.

2. Água limpa

Se você é um bom nadador, deve tentar encontrar água límpida o mais rápido possível, para não ter que ficar brigando com todos os outros. Se você é um nadador mais fraco e está tentando acompanhar os atletas de um nível melhor, é importante usar as habilidades de natação em águas abertas a seu favor.

Para o nadador mais fraco, eu recomendo que você comece mais rápido do que o normal e, uma vez que o ritmo se estabilize, sente-se o mais próximo possível das pessoas à sua frente para que possa ser sugado.-Will Clarke

Para o nadador mais fraco, eu recomendo que você comece mais rápido do que o normal e, uma vez que o ritmo se estabilize, sente-se o mais próximo possível das pessoas à sua frente (sem tocá-las) para que possa ser sugado.

3. Ficar fisicamente em águas abertas

Com a natação em águas abertas, é provável que você leve algumas surras ao longo do caminho. Às vezes são intencionais, mas na maioria das vezes são completamente acidentais e, para ser honesto, é o que acontecerá se você for nadar com outras 300 pessoas.

Na minha opinião, é uma das partes divertidas do esporte sobre a qual você falará por dias. Ser puxado para trás ou bater na cabeça enquanto você está nadando é muito cansativo e, antes que você perceba, estará nadando em um ritmo de lesma. Meu conselho é evitar ser o instigador de tais atividades, mas, ao mesmo tempo, sempre mantenha sua posição e retribua o melhor que puder!

Quando eu estava competindo na International Triathlon Union, 70 de nós chegávamos na primeira curva praticamente ao mesmo tempo. Eu costumava respirar fundo antes de virar e entrar com a cabeça baixa, os braços balançando e as pernas chutando com força para que ninguém pudesse me agarrar. Ao abordar dessa forma, eu senti que era mais provável que eles saíssem do meu caminho! Se você entrar na máquina de lavar como um moleque, 30 pessoas serão derrotadas por ele no próximo vôo para casa.

4. Treine para nadar em águas abertas

Ajuda a treinar adequadamente para a natação em águas abertas. A maior parte da sua natação será em uma piscina, mas normalmente os exercícios de força, como o descanso curto de 100 anos, serão seus melhores amigos. Por quê? Porque em águas abertas a natação é realmente contínua, então isso fará com que seu corpo se acostume a nadar forte por um longo tempo.

Um conjunto de treinamento que fazemos muito é 3 x (8 x 100m). Isso é um a cada 1:15, então realmente alguém como eu só terá tempo suficiente para tocar a parede, respirar e começar de novo. Você deve ter como objetivo 5 segundos de descanso a cada vez.

5. Nade dentro de casa com uma roupa de mergulho

Se você for nadar com uma roupa de neoprene em seu evento, certifique-se de praticar o uso dela na piscina, pois isso adicionará outra dimensão à sua natação. Quando você colocar o traje pela primeira vez, ele provavelmente parecerá apertado em torno dos ombros, como se você estivesse levantando pesos. Você precisa se acostumar com essa sensação, mas o material vai se soltar com o tempo para que o traje fique melhor em você.

Se você for nadar com uma roupa de neoprene em seu evento, certifique-se de praticá-la na piscina.

6. Dinâmica de corrida

Aprender a dinâmica da corrida também ajudará. Embora você possa começar com centenas de pessoas, se você for um nadador experiente, deve sempre começar muito rápido. Então, uma vez que o ritmo se estabilize em cerca de 150m (sempre será), você deve começar a olhar para cima e tentar encontrar pessoas que estão nadando mais rápido do que você.

Nade apenas com os quadris deles até que você esteja recuperado e se / quando eles desacelerarem, mova ao redor deles e empurre para a próxima pessoa na frente! Lembre-se de continuar olhando para onde você está indo usando pontos de referência para avistar, porque realmente não há sentido em nadar mais do que você precisa!