Como transformar sua bicicleta de estrada em uma bicicleta de triatlo
Ciclismo de triatlo

Como transformar sua bicicleta de estrada em uma bicicleta de triatlo

Quer usar sua bicicleta de estrada no triatlo? Descubra quais modificações você precisa fazer para usar seu roadie nas primeiras corridas.

Quer usar sua bicicleta de estrada no triatlo? Descubra quais modificações você precisa fazer para usar seu roadie nas primeiras corridas.

Quer usar sua bicicleta de estrada no triatlo? Descubra com Will Clarke quais modificações você precisa fazer para usar seu roadie nos primeiros triatlos.

Quando você monta sua bicicleta na transição em uma corrida, provavelmente notará uma divisão 50/50 de bicicletas de estrada versus máquinas de Time Trial (TT). Pode ficar confuso para alguém que está começando a decidir qual bicicleta deve comprar.

Bicicleta de estrada versus bicicleta TT

Uma bicicleta de estrada é perfeita para um iniciante que se equilibra durante o treinamento e se movimenta bem nas primeiras corridas. Ele oferece um passeio mais confortável e mais social e é ótimo para percorrer os quilômetros e aprender a pedalar. No entanto, uma bicicleta TT é inegavelmente mais rápida em qualquer percurso que você provavelmente encontrará e é algo em que você deve estar atento à medida que se envolve mais e mais no esporte e quer ficar mais rápido.

Uma bicicleta TT é inegavelmente mais rápida em qualquer percurso que você provavelmente encontrará ...

A geometria de uma bicicleta TT permite que você mova tudo para a frente, então você está girando sua pélvis para frente, sentando sobre a manivela, aproximando seus braços e forçando você a uma posição mais baixa e aerodinâmica, que na verdade usa um conjunto de músculos ligeiramente diferente e, claro, leva um pouco de tempo para se acostumar!

Modificando a posição em uma bicicleta de estrada para um contra-relógio

Você não pode realmente replicar completamente esta posição em uma bicicleta de estrada porque a geometria é bastante diferente, o que limita o que você pode fazer e o quão confortável você pode se sentir. No entanto, você deve ter notado em alguns dos contra-relógio montanhosos do Tour de France que muitos dos pilotos modificaram sua bicicleta de estrada usual com clipe em aerobars e uma mudança na posição do assento.

No entanto, o piloto que ganhou o contra-relógio (e o posterior Le Tour) Chris Froome não o fez, ele optou por um contra-relógio montado nestas seções TT. Isso prova que você pode fazer incursões com uma bicicleta de estrada modificada, e é melhor fazer isso do que nada, mas nunca será tão eficaz quanto uma bicicleta TT de verdade.

Modificando sua bicicleta de estrada

O primeiro ponto de chamada é mudar seu guiador. Obtenha um clipe de barras aerodinâmicas que cabem no guidão de sua bicicleta de estrada ou uma barra de base de teste em tempo integral mais barra aerodinâmica. Isso permitirá que você feche a frente do seu corpo, juntando os braços e os ombros e empurrando a cabeça para baixo, obtendo uma extremidade frontal mais aerodinâmica.

Não faz sentido mudar nada em sua bicicleta a menos que seja confortável para você.

No entanto, não faz sentido mudar nada em sua bicicleta a menos que seja confortável para você, o que geralmente o leva à posição de assento. A maioria se sentirá mais confortável empurrando o selim para a frente, pois isso acomoda a nova posição para a frente que você alcançou com os novos aerobares. Geralmente, se você está se sentindo sobrecarregado, você perde energia, o que não é bom.

Você pode agora descobrir que, por ter que girar a pélvis para a frente, você não se sente mais confortável com a sela que tem e, se for esse o caso, sugiro que você consiga uma sela cortada, que é um pouco mais amável em suas áreas sensíveis. . Eu uso um Fizik Tritone, nunca seria capaz de andar com um selim normal em uma bicicleta contra relógio!

Obtendo mais velocidade com sua bicicleta de estrada para um TT

Essas são as principais alterações que você pode fazer para se colocar na posição certa, no entanto, eu também sugiro que você também faça as seguintes alterações para obter um pouco mais de velocidade de sua bicicleta.

  • As rodas são muito importantes, isso é o que está em contrato com o solo, então a resistência ao rolamento precisa ser reduzida, um par de rodas de seção profunda de boa qualidade com pneus rápidos irá atendê-lo bem na maioria das corridas.
  • Eu também sugiro uma garrafa de bebida que você pode colocar entre os braços, pois isso permite que você se mantenha hidratado sem sair da posição TT.
  • O mais importante é ser capaz de andar na posição TT, você precisa ser capaz de encontrar o equilíbrio certo entre empurrar sua melhor potência, mas também permanecer aerodinâmico. Cada vez que você sai da posição você perde um pouco de tempo, então pratique nos treinos permanecendo nas barras por um longo período de tempo. Seu corpo vai demorar um pouco para se acostumar com isso.