Como se treinar para adotar uma posição mais aerodinâmica na bicicleta
Ciclismo de triatlo

Como se treinar para adotar uma posição mais aerodinâmica na bicicleta

Adotar uma boa posição aerodinâmica em uma moto TT é a chave para um bom desempenho. O triatleta Will Clarke explica como conseguir uma boa aerodinâmica na bicicleta.

Adotar uma boa posição aerodinâmica em uma moto TT é a chave para um bom desempenho. O triatleta Will Clarke explica como conseguir uma boa aerodinâmica na bicicleta.

Adotar uma boa posição aerodinâmica em uma moto TT é a chave para um bom desempenho. O triatleta Will Clarke explica como conseguir uma boa aerodinâmica na bicicleta para fazer uma grande diferença no elemento ciclístico de seu triatlo.

A aerodinâmica é um dos fatores mais importantes a se considerar ao tentar ir rápido em uma bicicleta e é para alguns (eu inclusive) uma das partes mais frustrantes do esporte. Algumas pessoas são ciclistas muito naturais, mas muitos passam anos se acomodando em uma bicicleta TT.

O treinamento é muito importante e você tem que ter trabalhado, mas você só irá até certo ponto no esporte se estiver andando em uma posição ruim. Da mesma forma, se sua posição é brilhante, mas você não fez o treinamento, você também não irá a lugar nenhum muito rápido.

Por esse motivo, você deve investir pesadamente ao tentar encontrar uma posição que funcione para você. No esporte de resistência, a eficiência é muito importante, portanto, além de trabalhar em sua aptidão geral e força, você deve prestar muita atenção à sua aerodinâmica, procurando constantemente evoluir sua posição e se tornar mais aerodinâmico sem sacrificar muito sua potência.

Você tem que investir pesadamente ao tentar encontrar uma posição que funcione para você.

A aerodinâmica é algo em que passei um bom tempo me concentrando recentemente. Como estudo de caso, corri no Ironman Lanzarote. Empurrei uma média de 287 watts na moto e terminei 10 minutos atrás do líder no final. Eu sei o quanto ele empurrou, e na verdade era a mesma força que eu ... e com um peso semelhante, então a diferença deve ter sido no meu estilo de pilotagem, mas na maior parte, na posição! Que desperdício!

Primeiros passos - ajuste a bicicleta

A primeira parada para você como ciclista, não importa quem você seja, é conseguir um bom ajuste de bicicleta com um especialista. Ele precisa ser um especialista porque o ajuste da bicicleta não é uma questão simples. Não é o caso de bater o assento para cima e as barras para baixo. Mais baixo não significa necessariamente mais rápido e esta não é uma ciência exata, uma posição que funciona para uma pessoa não funcionará para todos.

Um bom instalador talvez gaste metade do tempo calculando a posição de suas travas. Além disso, eles analisarão onde estão seus ossos do assento e qual selim funcionará melhor para você, tamanho do quadro, posição do assento, posição da barra aerodinâmica e sugestões de capacete.

Faça escolhas inteligentes e chegue a uma posição ideal para aerodinâmica e potência.

É muito bom ter um ajuste de bicicleta, mas você também tem que ser capaz de andar por muito tempo, então você tem que cruzar a referência com como você se sente na posição e se você pode realmente empurrar a força suficiente para fazer a bicicleta andar Rápido. É aí que você deve fazer escolhas inteligentes e chegar a uma posição ideal para aerodinâmica e potência.

A posição aerodinâmica será inicialmente desconfortável

Na maioria das vezes, a posição em que você está pilotando não será confortável no início. A maioria das pessoas reclama de uma ferida nas costas, pois os quadris devem ser girados para a frente para ficarem baixos. No entanto, espero que isso se torne cada vez mais gerenciável, especialmente se você encontrar o assento mágico para você.

Você pode ajudar a si mesmo com alongamentos e exercícios de mobilidade para ficar mais flexível e, eventualmente, relaxar na posição. Todos os dias eu aconselharia quaisquer exercícios e alongamentos que liberassem a região dos glúteos, quadris, isquiotibiais e você deveria ser capaz de segurá-los com mais conforto por mais tempo.

Pratique regularmente na posição de corrida

Finalmente, você nunca saberá o que pode fazer até que passe algum tempo praticando em sua posição de corrida regularmente. Se você treina em uma bicicleta de estrada com uma posição diferente e espera pular em sua bicicleta de corrida e ficar instantaneamente confortável, provavelmente você está enganado. O Time Trialling requer grupos musculares muito diferentes e, a menos que você pratique, não se sentirá confortável.

Às vezes, quando as estradas estão molhadas, às vezes geladas, pode estar frio o suficiente para que você tenha que se colocar em camadas, o que significa que você se sentirá mais restrito do que em uma corrida real. Além disso, você tem muitas estradas complicadas, muitas vezes com perigos como buracos, então pode ser difícil passar um bom tempo ininterrupto nas barras andando na posição de contra-relógio. No entanto, você ainda deve tentar fazer o seu melhor, encontrar estradas retas para treinar e permanecer em sua posição de corrida o máximo possível do percurso de treinamento.

Crédito da imagem: Stefan Holm / Shutterstock.com