Como lidar com problemas comuns no triatlo que podem atrapalhar sua corrida
Dicas e táticas de corrida

Como lidar com problemas comuns no triatlo que podem atrapalhar sua corrida

O triatlo pode ser um dia longo e a natureza do esporte significa que muitas coisas podem dar errado para você no dia da corrida. Descubra como lidar com os problemas que você possa ter.

O triatlo pode ser um dia longo e a natureza do esporte significa que muitas coisas podem dar errado para você no dia da corrida. Descubra como lidar com os problemas que você possa ter.

O triatlo pode ser um longo dia e a natureza do esporte significa que muitas coisas podem dar errado para você no dia da corrida. Will Clarke analisa alguns dos problemas comuns que podem fazer com que você tenha um dia ruim para ajudá-lo a eliminá-los.

Não é por acaso que os melhores atletas enfrentam muito menos problemas do que um atleta com menos experiência. Parte do esporte trata de limitar as coisas que podem arruinar seu desempenho na corrida. Alguns dos problemas mais comuns estão listados abaixo, com conselhos sobre como evitá-los:

Problemas mecânicos

Este é normalmente o problema mais comum que os atletas enfrentam. Se você vai a uma exposição, é incrível a quantidade de pessoas batendo as asas tentando consertar suas bicicletas a tempo de começar!

Antes de começar uma corrida, aconselho sempre que a sua bicicleta seja totalmente inspeccionada por um profissional. Os pneus estão em ótimas condições? Suas engrenagens estão funcionando perfeitamente? A corrente foi substituída recentemente? Breaks não se tocando? Parafusos bem apertados?

Não adianta estar no auge da forma para acabar parado na beira da estrada segurando sua bicicleta. Se você não se importa em carregá-los, pode valer a pena levar algumas peças sobressalentes, especialmente para eventos mais longos em estradas irregulares.

Ser atingido na natação

Este é um problema com o qual muitos iniciantes lutam na natação e faz parte da experiência. Quando você coloca mais de 500 pessoas em um lago junto com uma curva após algumas centenas de metros, ele vai ficar frenético!

A primeira coisa que direi é que, se você levar uma pancada na cabeça, isso significa que você está no meio, então isso deve ser comemorado! Algumas pessoas não se importam e, para elas, eu diria para você ficar preso e se controlar.

Se você estiver nervoso com o tráfego durante a natação, comece do lado de fora do campo, onde a densidade é menor, e pegue uma linha um pouco mais larga ao redor da primeira bóia.

Se você estiver nervoso com o tráfego durante a natação, comece do lado de fora do campo, onde a densidade é menor, e pegue uma linha um pouco mais larga ao redor da primeira bóia. Não entre em pânico se levar uma pancada na cabeça, isso pode chocá-lo um pouco, mas raramente vai te machucar, então relaxe e role com isso, dê um empurrãozinho nele!

Preocupe-se mais em seguir os pés de alguém e levar um chute na corrida, e para isso eu diria que recue e dê ao nadador da frente algum espaço nas curvas. Se você chegar muito perto, use o braço para bloquear os pés e o rosto.

Já cometi esse erro algumas vezes, odeio dizer, e embora tenham sido grandes eventos e provavelmente devessem ter sido bloqueados de forma mais eficaz, a culpa foi minha, pois, em última análise, cabe a mim saber o curso. As corridas mais longas são mais difíceis de organizar, então é ainda mais crucial saber para onde você está indo.

Ajuda, no mínimo, estudar o mapa, mas é ainda melhor percorrer o percurso ou dar uma volta de carro. É incrível como você também pode obter muito mais de si mesmo se estiver familiarizado com o que está por vir.

Explodindo

A nutrição é muito importante para o desempenho do triatlo, especialmente se a corrida ficar mais longa. Se estiver competindo por 1-2 horas, você pode se safar com alguns géis e um pouco de bebida isotônica; no entanto, se estiver competindo por mais tempo, certifique-se de ter uma estratégia nutricional.

Eu normalmente aconselharia 1 gel a cada 30 minutos e até 750ml de isotônico por hora.-Will Clarke

Eu normalmente aconselharia 1 gel a cada 30 minutos e até 750ml de isotônico por hora. Nos dias anteriores também tome cuidado com o que você come. Evite alimentos ricos em fibras, pois isso pode causar problemas gastrointestinais no meio da corrida. Em vez disso, coma alimentos simples com poucos ingredientes. O carregamento do Carbo é útil, mas você não precisa ir aos extremos que algumas pessoas sugerem.

Cãibras e pontos

Cãibras e pontos são mais propensos a causar problemas nas últimas partes da corrida. Para combater isso, talvez tome alguns comprimidos de sódio ou coma alguns alimentos ricos em sódio antes da corrida. Com os pontos, tente ignorá-lo ou massageá-lo e ele deve passar rapidamente.

Encontrando sua bicicleta na transição

Nas corridas maiores, às vezes pode ser difícil lembrar onde sua bicicleta está. Quando estiver configurando sua bicicleta, dê uma olhada ao redor e tente encontrar um ponto de referência para navegar até o seu passeio, por exemplo, uma bandeira ou uma árvore.

Quando você sair do mergulho, pode simplesmente apontar para aquele ponto onde sua bicicleta estará esperando por você. Também ajuda muito se você praticar corrida pela área de transição, então na segunda vez você achará sua bicicleta muito mais fácil de localizar.