Skip to main content

Atualizado em 14/06/2022

Barco à vela nos Jogos Olímpicos

Aqui está a experiência em primeira mão de Joe Glanfield em um barco a vela e seu tempo na equipe olímpica britânica de vela.

Aqui está a experiência em primeira pessoa de Joe Glanfield em um barco a vela e seu tempo na equipe olímpica britânica.

Joe Glanfield fez parte da equipe britânica que conquistou a medalha de prata na competição de vela ligeira nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

Competir nos Jogos Olímpicos de Atenas com a frota 470 foi, para mim, o culminar de sete anos de treinamento em vela em tempo integral e outros sete anos de competições juvenis antes disso. Eu havia me classificado para as Olimpíadas de Sydney quatro anos antes e terminei na infeliz e dolorosa posição de 4º, a apenas um ponto da medalha de bronze.

Saí de Sydney com uma mistura de sentimentos, fiquei amargamente desapontado, mas também sabia que considerando a nossa idade (eu tinha acabado de fazer 21 anos e era um dos mais jovens da frota e o companheiro de equipe Nick Rogers tinha 23) que tínhamos feito um bom desempenho, e assim começamos a treinar para sermos selecionados para as Olimpíadas de Atenas e a chance de corrigir o recorde.

Tínhamos passado todos os verões em Atenas nos últimos quatro anos, treinando e competindo para tentar ajustar nossa técnica às sutilezas das condições locais. -Joe Glanfield

Voamos para Atenas com bastante antecedência da data de início das Olimpíadas. Devido à natureza do esporte, é essencial adquirir experiência no percurso, já que as condições são específicas do local. Passamos todos os verões em Atenas nos últimos quatro anos, treinando e competindo para tentar ajustar nossa técnica às sutilezas das condições locais.

Em Atenas, durante o mês de agosto, você recebe um forte vento offshore que é muito tempestuoso e instável, chamado de ‘meltemi’, ou uma leve brisa marítima estável que se acumula por volta do meio-dia e atinge seu pico de força às 3 da tarde. Sentimo-nos preparados para qualquer um dos dois, mas preferimos o vento meltemi. Idealmente, queríamos uma mistura dos dois ventos durante o evento, já que alguns de nossos competidores se especializaram em uma condição, mas foram fracos na outra.

Passamos as últimas semanas em Atenas refinando nossa técnica e garantindo que todo o nosso equipamento estava 100 por cento, então era hora de voar com a equipe de vela para uma pausa de três dias em Chipre. Em todos os Jogos Olímpicos, a BOA (Associação Olímpica Britânica) organiza um campo de espera onde os atletas podem vir e treinar perto do local em um clima semelhante antes da competição. Os marinheiros precisam treinar no próprio local, mas fomos para o campo de espera para fugir de tudo e descansar e se recuperar!

Afastar-se do local após o treinamento funciona bem para fazer uma pausa clara, então, no retorno, você mudou de uma psicologia de treinamento para o modo de corrida. Nossa visita também foi a primeira vez que encontramos atletas de outras modalidades e isso realmente nos trouxe à mente que estávamos nas Olimpíadas e quando voltássemos para Atenas a competição estaria sobre nós.

Nos últimos meses que antecederam as Olimpíadas, estava tentando reduzir meu peso de 72 kg (158,7 lb) para 69 kg (152,1 lb), apenas uma pequena quantidade, então estava otimizado para as condições mais leves, mas apesar de comer de forma saudável e fazer muito exercício aeróbio, lutei para perder peso. Ao voltar de Chipre, comecei a ficar ansioso com a corrida que se aproximava. Eu lutava para comer e dormir, e o peso que não tinha conseguido perder antes, simplesmente caiu e logo descobri que estava me forçando a superar meu estômago nervoso para comer calorias suficientes!

É sempre difícil conseguir fluido suficiente a bordo durante a navegação, não há oportunidade de beber durante as corridas de uma hora e frequentemente estaremos na água por até 5 horas por dia.-Joe Glanfield

A hidratação também foi um grande problema em Atenas. É sempre difícil conseguir líquido suficiente a bordo durante a navegação, não há oportunidade de beber durante as corridas de uma hora e, muitas vezes, estaremos na água por até 5 horas por dia. As temperaturas em Atenas realmente agravaram esse problema e fizeram o evento parecer uma guerra de desgaste. A equipe de vela britânica enfrentou esse problema trazendo com eles suas próprias bebidas de hidratação especialmente formuladas com diferentes níveis de carboidratos. Todas as manhãs tínhamos que nos pesar e tirar uma amostra de urina, o fisiologista então nos dizia se estávamos desidratados e quanto devíamos beber antes de irmos para a água.

Ter sucesso na vela tem a ver com boa tomada de decisões e nada influencia mais isso do que a pressão. Na preparação para Atenas, passamos muito tempo desenvolvendo estratégias para garantir que tiramos o melhor de nós mesmos todos os dias, não importa a pressão. Uma forma de o fazer era pagar aos nossos parceiros de treino 50 euros cada vez que nos venciam numa corrida de treino. Isso colocava uma pressão negativa sobre nós cada vez que íamos velejar e então tínhamos que aprender a lidar com isso, ou perderíamos muito dinheiro!

Essas habilidades nos serviram muito bem nas Olimpíadas. O vento estava muito fraco e instável, tornando a corrida ainda mais estressante, e muitos dos nossos competidores cometeram erros e lutaram para manter a consistência. A experiente equipe americana Paul Forester e Kevin Burnham (eles haviam ganhado três medalhas de prata entre eles nos Jogos Olímpicos anteriores) e nós mesmos, rapidamente nos afastamos do resto da frota.

Estávamos três pontos atrás do time americano e bem à frente do bronze, então fomos prata garantida.-Joe Glanfield

No total, competimos em 11 corridas (as pontuações foram contadas a partir das 10 melhores). Entramos na corrida final na posição de medalha de prata. Estávamos três pontos atrás da seleção americana e bem à frente do bronze, então estávamos com a prata garantida. Os pontos significavam que, se a seleção americana pudesse garantir que não terminássemos entre os 16 primeiros, eles definitivamente venceriam, independentemente de onde terminassem. Infelizmente, foi exatamente isso que eles conseguiram fazer. Imediatamente desde o início, eles pegaram nosso vento e nos cobriram e fizeram tudo o que podiam para ficar no nosso caminho e nos atrasar. No final, estávamos em penúltimo e último lugar, então eles ganharam o ouro e nós a prata.

Tive emoções confusas quando cruzamos a linha, me senti aliviado por ter ganhado uma medalha, mas sabia que éramos bons o suficiente para ganhar o ouro. Há algo nos Jogos Olímpicos que é viciante – a atmosfera é incrível e é uma experiência verdadeiramente única. Para mim foi ótimo fazer parte de uma equipe tão bem-sucedida – a vela era o esporte mais importante da Grã-Bretanha nas Olimpíadas – e depois de subir ao pódio em segundo lugar, eu definitivamente gostaria de voltar a Pequim e buscar o ouro.

Crédito da foto: CP DC Press / Shutterstock.com

Uma resposta para “Barco à vela nos Jogos Olímpicos”

1. Fiquei realmente impressionado com a experiência compartilhada neste texto. O autor demonstra um conhecimento profundo sobre o assunto, e sua narrativa em primeira pessoa nos transportou diretamente para o mundo da vela nos Jogos Olímpicos. Adorei conhecer mais sobre os desafios enfrentados pelos atletas e todo o trabalho que é necessário para alcançar a excelência esportiva. Este é um artigo que certamente recomendaria a qualquer pessoa interessada em esportes ou em histórias inspiradoras de superação pessoal.👍⛵️🏅

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.