O aquecimento para o futebol
Jogador de futebol

O aquecimento para o futebol

Como o futebol consiste em explosões repentinas de energia, é vital aquecer completamente para evitar lesões.

Como o futebol consiste em explosões repentinas de energia, é vital aquecer completamente para evitar lesões.

Como o futebol consiste em explosões repentinas de energia, é vital aquecer completamente para evitar lesões. A tensão muscular é a lesão mais comum no futebol, então aqui estão alguns alongamentos pré e pós-jogo para ajudar a prevenir isso.

Então, quais são os motivos do aquecimento antes de uma partida?

  • Prepara o corpo para um desempenho ideal
  • Aumenta a temperatura muscular
  • Reduz a rigidez muscular
  • Aumenta a temperatura corporal
  • Prepara o sistema cardiovascular e respiratório
  • Prepara os jogadores mentalmente para o jogo

Então, como alguém que joga futebol deve realmente se aquecer?

Um aquecimento deve levar apenas alguns minutos e é muito menos cansativo do que o jogo em si. O aquecimento deve começar com uma corrida fácil para aumentar a frequência cardíaca. Isso pode ser feito com ou sem bola.

Depois que o corpo estiver aquecido a um nível suficiente para iniciar a transpiração, você pode fazer um pouco de alongamento no aquecimento. Concentre-se nos grandes grupos de músculos, incluindo isquiotibiais, panturrilha, adutores e quadríceps, além dos ombros (deltóides) e do tórax (peitorais).

Tenha cuidado para não exagerar nos alongamentos de aquecimento, especialmente se você for novato em um regime de alongamento. O conselho geral seria tentar manter o alongamento por cerca de 20-30 segundos, mas não pule no alongamento. Dor leve ao alongamento é normal; você deve sentir o músculo esticar, mas se sentir dores agudas ou penetrantes, pare imediatamente. Você pode terminar o aquecimento com alguns sprints para aumentar novamente a frequência cardíaca e praticar algumas habilidades com a bola.

Mantenha-se aquecido no intervalo

Por mais que você queira chupar sua laranja no intervalo (tomar um pouco de líquido é vital), há também a necessidade de se manter aquecido. Durante a conversa da equipe no intervalo (se houver), alongue os músculos das pernas e mantenha as pernas soltas para se preparar para o reinício do jogo.

A pesquisa sugere que os jogadores que realizam exercícios de aquecimento durante o intervalo podem cobrir mais terreno em ritmo de alta intensidade do que os jogadores que não o fizeram. Obviamente, isso é uma vantagem em termos de desempenho para os jogadores.

Aquecimento no final do jogo

Se uma pré-partida de alongamento costuma ser negligenciada, o alongamento pós-partida definitivamente é, muitas vezes, a favor de uma ida ao pub. Um aquecimento e alongamento após uma partida ou prática extenuante ajudam o corpo a retornar ao estado de repouso. Ajuda a livrar o corpo de toxinas e ácido láctico que se acumulam e ajuda os jogadores a superar a rigidez e a dor muscular.

Um aquecimento deve consistir em uma corrida em ritmo acelerado, gradualmente reduzida em ritmo para uma corrida suave. Após a corrida, vários grupos de músculos devem ser alongados, especialmente aqueles que são frequentemente tensionados durante uma partida, como os isquiotibiais ou a região lombar.

Ao tornar o alongamento uma parte regular de sua rotina de aquecimento, você pode realmente ajudar a melhorar sua flexibilidade. Depois de uma partida é o momento ideal para trabalhar a flexibilidade muscular, pois os músculos estão aquecidos e mais flexíveis, portanto, faça alongamentos!